0

Departamento de Harmonia

Um desfile de escolas de samba deve ser entendido como uma encenação de uma peça teatral a céu aberto, pois o enredo nada mais é do que uma estória contada sob uma organização de uma melodia (o samba enredo), e figurantes (os foliões) compondo as principais informações para o melhor entendimento da estória. Para que o público (e o corpo de jurados julgadores do desfile) perceba e possa entender tal proposta a equipe de harmonia deverá desempenhar suas atividades da melhor forma possível seja harmonizando a “cena” (as alas), valorizando os “personagens principais” (cuidando das alegorias pesadas e alas) e conduzindo a encenação (não deixando surgir falhas durante o desfile e promover a alegria junto ao público). A atividade da equipe de harmonia numa escola de samba reúne três funções básicas (que originam quesitos de disputa); a evolução, o conjunto e a harmonia. O componente de harmonia tem que estar disposto a garantir a todo o momento o melhor exercício dessas atividades, pois sua atitude individual fará toda diferença no sucesso do grupo.

Os componentes de uma equipe de harmonia de uma escola de samba não podem se sentir apenas “fiscais” de disciplina de um desfile, impondo condutas e comportamentos “endurecidos” pela estratégia de se obter o melhor conjunto com a melhor evolução, pois dessa forma estará estragando a principal proposta do evento; a alegria festiva. O componente de harmonia deve saber se conduzir de maneira exemplar e alegre atento a todo e qualquer momento de forma a interagir com a massa de foliões, e com o público, levando a alegria e a “mensagem” proposta pelo samba enredo. Sua postura deverá sempre ser tranqüila e consciente de suas ações, quando tudo e todos se encontrarem no mais profundo “caos”, o componente de harmonia estará tranqüilo, pois ele saberá exatamente o que fazer naquela hora, e fará de maneira alegre, entoando o samba, sorrindo, gerando alegria e confiança de que tudo vai bem demais, exatamente como planejado, mesmo diante do imprevisto. Harmonia é exatamente isso, pois uma agremiação na avenida necessita de uma condução harmoniosa com a proposta do espetáculo e do evento festivo.

A equipe de harmonia de uma escola de samba é responsável por três quesitos de disputa (a evolução, o conjunto e a harmonia), sendo assim, o conhecimento pleno e entendimento de cada um desses quesitos é de imensa importância para que todas as atribuições do componente da equipe de harmonia sejam bem praticadas. A função da equipe de harmonia numa escola de samba começa ainda na quadra, longe dos olhos do público, muito antes do início do evento do desfile da agremiação. A ação dessa equipe para ter excelência precisa ser planejada e bem treinada, dessa forma, a freqüência e participação do quadro de componentes da equipe de harmonia às reuniões e atividades de quadra, são fundamentais para que nada passe por despercebido. Todas as possibilidades de imprevisões devem ser experimentadas por todos os membros da equipe, somente assim estarão aptos ao exercício de suas funções numa apresentação da agremiação. A tranqüilidade que somente a autoconfiança possibilita a alguém só se conquista através da experiência, da certeza de que sua atitude de resposta é a melhor para tal situação. A convivência com pessoas (colegas de equipe) mais experientes na função e vivência prática das atividades, com o tempo será o melhor treinamento para qualquer situação. O debate analítico sobre eventos (e situações) passados pela equipe é o que alimentará de forma saudável o grau de excelência da própria equipe como um todo, pois analisar as condutas positivas e negativas seja daquele componente ou mesmo do grupo em si, garantirá o contínuo processo evolutivo daquele corpo de harmonia. Portanto, quanto melhor for a integração entre os componentes da equipe, melhores serão os resultados de suas atuações, seja em quadra como durante o desfile. Numa ocasião dentro da quadra que se faça necessária a movimentação da massa do público presente, se estará treinando a mesma operação para uma situação de desfile, ou mesmo aquele componente que seja solicitado a conduzir um objeto em meio a multidão, estará treinando sua capacidade de ação num ambiente aglomerado e populoso. Ainda no decorrer de suas atividades de quadra o componente da equipe de harmonia deve procurar cantar o samba de sua agremiação, pois estará memorizando sua letra e colaborando com a empolgação dos presentes.

Fonte: O corpo de harmonia – Uma equipe de líderes – Por: Mario Kismit Santos